Cuidado com os Pseudocursos

Você também pode ouvir este conteúdo clicando no player abaixo.

2023_09_30_Cuidado_com_os_pseudocursos.mp3

Não caia na “fórmula mágica”, pois ela não existe

Atualmente, muitos cursos online são ofertados, seja por instituições sérias ou por qualquer tipo de plataforma de “educação”. Estes cursos em plataformas não reconhecidas pelo MEC normalmente são pseudocursos, ou seja, ministrado de uma forma “achisita”, sem métodos rigorosos de pesquisa. 

Estes pseudocursos, eventualmente, executam campanhas sensacionalistas, sempre ligado ao capital financeiro.

E agora você deve estar se perguntando: mas Professor Marcos, se estamos falando de empresas, o lucro não é a causa? Bom, na verdade não! O lucro é a consequência.

Peter Drucker, grande expert em gestão uma vez disse: uma empresa que vive somente pelo lucro não se perpetuará. Empresas são entidades sociais e, como tal, existem para servir a sociedade que, em contrapartida, lhe recompensa com o lucro.

Conseguiu entender onde quero chegar? 


Agora deve estar se perguntando novamente: mas qual a relação entre cursos ou pseudocursos com lucro e sociedade?


Continue neste post que vou lhe explicar!

Mas primeiro, vamos entender o que é pseudocurso?

Primeiramente, gostaria de ser sincero com este termo. Pseudocurso é uma palavra que não existe no dicionário de língua portuguesa, mas, para escrever este post, esta palavra fará todo o sentido.


Vou desmembrar a palavra em duas e ficará mais simples. Vamos lá?


·        Pseudo: exprime a noção de falso, enganador;


·        Curso: evolução, direção, conjunto de matérias que fazem parte de um estudo.


Portanto, esta palavra que não existente no dicionário, sendo composta por duas existentes, significa falso estudo ou curso enganador.

Também pode te interessar: POR QUE PLANEJAR?

E como seriam estes “falsos” cursos?

Estes cursos são ofertados por plataformas não reconhecidas pelo MEC e de forma totalmente livre. Logo, alguns ofertam com certificado e outros não. O que alguns “educadores” relatam é que “o que vale é o conhecimento, e não um título”. De fato, este discurso pode fazer sentido para eles, pois, normalmente, eles não possuem habilitação na área, portanto, não deveriam estar educando.


Não podemos negar que alguns tiveram sucesso em seus negócios, mas como eles querem ensinar algo que, por muitas vezes, nem sabem nem como o fez? E quando sabem, o “engraçado” é que querem ensinar de uma forma mágica, como uma fórmula.


Pensando neste assunto, refleti: como querem vender uma fórmula, se sabemos que seres humanos não são exatos, mas sim seres sociais com expectativas únicas? Não faz o menor sentido, não é mesmo?


Certa vez ouvi de um empresário que ele prefere fazer o curso X (para não citar o nome), pois é 100% prático. Concluiu relatando que graduação e pós-graduação é só enrolação teórica. Ao propósito, este empresário atua na área de marketing digital sem ter habilitação para tal. No momento, cocei minha cabeça e pensei: como um curso online é prático? Em seguida, não sabia se sorria ou se chorava.


Logo, este mesmo empresário veio me perguntar se dava para “pular” uma etapa do projeto. Analisando profundamente, afirmei de forma negativa, com embasamento científico. Em seguida, replicou que eu estava errado, pois o “educadorX disse que "dá sim". Fiquei curioso e fui ver como era o curso X e tinha simplesmente 118 reclamações no Reclame Aqui. Além disso, o curso é caríssimo e o tal “educador” X tem formação em nada com especialização em coisa nenhuma. A grande maioria das reclamações eram que aplicaram a tal fórmula e não tiveram resultado. Que coisa, não?!


Pode dar certo? Pode. Mas as chances são muitíssimas menores em comparação com muito estudo e planejamento, bem como confiar em profissionais habilitados.

Ah, Professor! Mas estes cursos oferecem garantia

De fato, eles ofertam garantias, tais como: se não gostar do curso em 7 dias, devolvemos seu dinheiro. Isto, meu “pequeno gafanhoto”, é uma grande estratégia para te “fisgar”. Em suma, as aulas são liberadas por partes e, quando você perceber que pode ser uma grande enrolação, já se passaram 7 dias. Não estou dizendo que você não possa aprender algo, mas, com certeza, não aprenderá este algo com valores humanos e conceituais.

E quais são as áreas estes cursos mais afetam?

O que mais vejo de “propaganda enganosa” são os tais cursos de marketing digital. Estes tais cursos prometem, por exemplo, grandes resultados em 7 passos, investindo muito pouco.


Estes pseudocursos, em geral, possuem nomes sugestivos, como exemplos:


·         O pior "mês" da sua vida;

·         Código do "grande milho"

·         Nunca foi sorte, sempre foi "Javé" (estão até envolvendo religião);

·         "Six" em "seven"

·         “Tú” Iluminado;

·         Fórmula de “Arremesso”;

·         “Instant Já” Milionário;

·         “E-comércio” do Zero;

·         Fórmula “Empresa” Online;

·         “Instant Já” do Zero;

·         Entre outros que rolam em uma plataforma do “Mercado Quente”.


Como profissional habilitado em marketing, gestão e sustentabilidade, estas falsas promessas são uma afronta à ética, à moral e ao profissionalismo.


O que percebo é que eles somente querem “encher o bolso de dinheiro”, pois seu resultado final NÃO é importante para eles.


Por isso, quando for adquirir algum curso, procure orientação de um profissional habilitado.

Espero que tenha gostado do conteúdo. Forte abraço!


Se quiser marcar um café para bater um papo, clique AQUI, que terei o enorme prazer em marcar contigo.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo 👇

OUTROS CONTEÚDOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

Conteúdos gratuitos para você aprimorar seus conhecimentos técnicos, humanos e conceituais