Marketing: mitos e verdades

Você também pode ouvir este conteúdo clicando no player abaixo.

2023_09_30_Marketing_mito_e_verdades.mp3

Marketing é vendas? Marketing é propaganda?

É com grande satisfação, que em 8 de maio de 2017, no dia do profissional de marketing, escrevi meu primeiro artigo, onde sempre tive como objetivo partilhar meus conhecimentos e, sempre aprender mais.

Desta forma, compartilho este artigo aqui neste site.

Acompanhe abaixo:

Bem... vamos lá! Gostaria de trazer um artigo diferente, não exatamente para profissionais de Marketing e Comunicação, mas sim para leigos em conhecimentos em marketing. Converso com muitas pessoas que não conhecem o que realmente marketing é, argumentando que marketing é "isso e aquilo". Marketing, mesmo em grande evolução, ainda é um mito para muitas pessoas e, tenho, como objetivo neste artigo, trazer um pouco mais de conhecimento do que o mercadólogo faz.

Muitos acreditam que marketing é vendas, onde, infelizmente, muitas empresas e empreendedores também confundem os dois, contratando um profissional de marketing para vender. Emfim, marketing não é vendas, mas sim, trabalha com estratégias com o departamento comercial, que sim, é o departamento que cuida das vendas.


Para deixar mais claro, em um artigo do Portal Administradores, de Raul Candeloro (2007), o mesmo diz que "marketing não é uma maneira de aumentar as vendas – não é nem mesmo uma forma de efetuar uma única venda sequer. O objetivo principal do marketing é influenciar clientes (pessoas físicas ou jurídicas) a decidirem que comprar de você é a melhor opção. Em outras palavras, o objetivo do marketing é criar um ambiente propício para que a venda ocorra", ou seja, o marketing não vende, mas sim entende as necessidades e/ou desejos dos clientes, criando assim, um ambiente melhor para o consumo de produtos ou serviços que se encaixa a seu comportamento, atendendo ou superando suas expectativas.

Muitos, também, confundem comunicação e marketing, onde, quando nós profissionais de mercado dizemos que trabalhamos com marketing, pessoas dizem "ahh... vc trabalha com Corel Draw e PhotoShop!" Aí vem a parte em que dizemos que não trabalhamos com Corel Draw e PhotoShop, mas sim com estratégia, negócio, etc., e utilizamos, sim, da comunicação em nossas estratégias. Não que um profissional de marketing não deva saber ou desenvolver um trabalho em algum software de edição gráfica, mas o marketing usa da promoção, bem como do produto, preço e praça (local) em suas estratégias.


Além de trabalhar com vendas e comunicação, mesmo não sendo vendas e comunicação, o marketing, hoje em dia, trabalha muitas coisas, sendo como um produto/serviço vai agregar valor na vida de seu cliente ou potencial cliente, cuidar das relações com seus clientes, cuidar das relações e da comunicação interna das organizações (endomarketing), criar e implantar estratégias de responsabilidade socioambiental, etc. Estes e outros temas vamos deixar para outros artigos.


Enfim, para concluir, marketing para seus profissionais é mais que estratégia, negócio, preço ou promoção. Marketing é uma verdadeira paixão. Marketing para nós é um estilo de vida.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo 👇

OUTROS CONTEÚDOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

Conteúdos gratuitos para você aprimorar seus conhecimentos técnicos, humanos e conceituais