Por que planejar? 

Você também pode ouvir este conteúdo clicando no player abaixo.

2023_09_30_Por_que_planejar.mp3

O planejamento é primordial para qualquer projeto pessoal e empresarial.

Seja no pessoal como no profissional, muitos encaram o planejamento como algo desnecessário ou veem de forma distorcida. Mas aí vem a pergunta: o planejamento é mesmo necessário?

Para responder a esta questão, vou buscar apoio com alguns profissionais e cientistas da administração.

Planejar é importante?

Segundo Diego Amorim (Administradores.com), o planejamento deve ser encarado como a base da ciência da gestão. Continua afirmando que o planejamento permite o equilíbrio adequado entre os resultados e os objetivos, somado aos recursos. Ou seja, o planejamento possibilita trabalhar com maior grau de excelência e efetividade.

O não planejamento, independente da área, pode resultar em um desempenho fraco, não passando de uma falsa sensação de sucesso.

Já o blog do Vita Marketing & Negócios afirma que o planejamento é um fator primordial para qualquer empresa ou vida pessoal. Ou seja, precisamos nos planejar em nossa carreira, em nossas tarefas diárias do trabalho e em nossa vida pessoal. Se tens um negócio, o planejamento estratégico do mesmo é essencial para a segurança e o sucesso.

Se tratando de planejamento, não poderia deixar de citar o guru da administração, Peter Drucker. Ele cita, em seu livro Introdução à Administração (1998), que planejamento é um processo contínuo. Continua defendendo que com planejamento é possível organizar as atividades necessárias e execução assertiva dessas decisões, por meio de uma retroalimentação organizada. Ou seja, é possível organizar, dirigir e controlar o projeto de forma ordenada, medindo as decisões com as expectativas sustentadas.

Para falar mais um pouquinho sobre planejamento e de uma forma mais “leve”, gostaria de citar minha eterna mestre, Larissa Balan. Em uma de suas aulas de fundamentos de marketing na graduação em marketing da Facnopar, ela disse: “Tudo na vida inicia-se com 50% de chances de dar certo e 50% de chances de dar errado, mas depende de você! Se você planejar, suas chances aumentam, mas se não planejar, suas chances de insucesso serão muito grandes.” Inclusive, uso esta citação em minhas aulas (e dou os créditos, é claro!). Obrigado, mestre Larissa!

Agora consegue ver como planejamento é importante?

O planejamento é importantíssimo para quem almeja atingir suas metas, alcançar seus objetivos e ter sucesso.

E há várias formas de se planejar, seja em nível estratégico, tático e operacional.

E você sente dificuldade em trabalhar com planejamento e deseja um apoio?

Vamos marcar um café para bater um papo. Clique AQUI, que terei o enorme prazer em marcar contigo.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo 👇

OUTROS CONTEÚDOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

Conteúdos gratuitos para você aprimorar seus conhecimentos técnicos, humanos e conceituais