O verdadeiro significado do marketing 🎯 

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O verdadeiro significado de marketing ainda é mal compreendido

Infelizmente, o verdadeiro significado do marketing é mal compreendido pela sociedade e, principalmente, por profissionais e lideranças de outras áreas. Este falso conhecimento vem através do “achismo”, com base em campanhas que elas veem e em seus próprios gostos e comportamentos.

E outro ponto que acontece com o marketing é a confusão com vendas ou propaganda. Sabemos que o comercial e a comunicação estão ligados ao marketing, mas alguns não-profissionais da área garantem que é “tudo a mesma coisa.” Então continue comigo nesta leitura que vou te mostrar que o significado de marketing é muito maior do que você imagina.

Mas antes, gostaria de compartilhar a visão de alguns gurus do marketing e da administração sobre o que realmente é marketing.

Então, o que "cargas-d'água" é Marketing?

Um dos mais importantes teóricos da administração, Peter Drucker, afirmou que sempre haverá a necessidade da venda. E que o propósito do marketing é tornar a venda supérflua, entendendo bem o consumidor que o produto se ajuste a ele, e venda sozinho. O trabalho do marketing é resultar em um consumidor que esteja disposto a comprar.

Mas temos que entender que o ‘disposto’ que Drucker citou não é “forçar a barra” com uma comunicação enganosa. O trabalho do marketing não é ofertar algo que não atenderá a necessidade ou desejo do cliente. Temos que ter em mente que o significado de marketing não é “passar o cliente para trás”. O papel do marketing é atender ou superar as expectativas do cliente com o produto ou serviço.

A American Marketing Association define marketing como “uma função organizacional e um conjunto de processos para criar, comunicar e fornecer valor aos consumidores.” Continua referindo que marketing também é “administrar os relacionamentos com o consumidor de maneira a beneficiar a organização e seus acionistas.” Ou seja, a AMA afirma que em marketing exige-se criatividade, comunicação e oferta, além de relacionamentos.

Você deve estar se perguntando: Mas Professor Marcos, se a AMA falou em comunicação e oferta, marketing não seria venda e propaganda? Com esta citação da AMA conseguirei explicar de maneira mais simples. Vamos lá?

Conforme justifiquei nos primeiros parágrafos deste post, há muito esta confusão, e ela existe a muito tempo. Mas a quem ainda afirma que marketing, vendas e propaganda são a mesma coisa. Sinto muito em lhe dizer que vou te provar ao contrário. E outra coisa: todas as áreas citadas posteriormente têm o seu valor e sua importância para os negócios, e nunca deverão ter rixa, ok?

Então, qual é o significado e a relação de vendas e propaganda no marketing?

Bom, a área comercial e a área de publicidade e propaganda têm total significado para a área mercadológica, bem como outras áreas. Para expor de maneira mais transparente, vou citar os tão famosos 4 P’s de marketing de Jerome McCarthy, muito difundido pelo guru Philip Kotler. Eles são:

·         Product (produto);

·         Price (preço);

·         Place (lugar/praça);

·         Promotion (promoção).

Estes quatro pilares, também conhecidos por composto de marketing ou mix de marketing, são fundamentais para a tática de marketing. Além, eles devem ser fortemente considerados no planejamento estratégico para executar as ações.

Mas para esclarecer que marketing não é propaganda e muito menos vendas, mas sim que eles estão fortemente interligados, basta analisar os 4 P’s. Vendas e propaganda também atuam com produto, preço, local e comunicação (talvez um ou outro P seja mais forte para um ou para outro). Mas aí que entra o marketing. O papel do marketing é criar a tática, usando a propaganda com um braço, com muito estudo de mercado. Além, entregar ao consumidor um produto ou serviço, através da oferta, que o atraia, para que a área comercial faça seu papel com menor esforço possível, atendendo ou superando as expectativas do cliente.

Quais são os tipos de marketing?

Em marketing, pode-se compreender o marketing digital, o marketing de conteúdo, o marketing de relacionamento, o endomarketing, o marketing institucional, o marketing de guerrilha, etc. Mas este assunto ficará para um próximo post, “beleza”?

O que não seria marketing?

Algo que incomoda muitos profissionais de marketing é o trabalho que vem sendo feito por alguns negócios, por alguns consultores e até por algumas agências. Muitos buscam resultados rápidos, cortando alguns caminhos. O marketing é uma ciência e cortar caminhos é algo não aconselhável. Na grande maioria das vezes nada sustentável, com grande possibilidade de gerar prejuízos para a empresa ou até para os consumidores.

Outro ponto negativo para o marketing são profissionais (se assim podemos os chamar) fazer o “marketing” sem planejamento. Pode parecer até algo estranho, mas muitas e muitas empresas trabalham seu mercado sem planejamento, realizando campanhas e estratégias de maneira totalmente descontrolada. O marketing, como qualquer área de gestão, deve-se ter planejamento, seja de comunicação, de desenvolvimento de produto, enfim, de qualquer assunto de responsabilidade do departamento.

E se falando na importância do planejamento, tem um post bem interessante lançado aqui no blog falando sobre o assunto. Você pode ler clicando AQUI!

Então, vou deixar uma dica: se você for profissional habilitado de marketing, trabalhe sempre com planejamento. Se você contratou um consultor ou uma agência de marketing, sempre faça questão de cobrar um planejamento e ateste que eles são habilitados na área. E se você for o gestor da empresa ou de outro departamento, respeite o departamento de marketing e não exija grandes resultados a curto prazo.

Espero ter sido transparente com minhas ideias neste blogpost e também espero ter te ajudado em algum ponto de sua vida profissional.

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